Quem Somos

A Instituição Beneficente foi construída em 1958, inicialmente como Lar da Criança, pelo casal Emília e Estanislau Topyla.

Em 1972, com muito trabalho e assistência a duas favelas em São Paulo, foi adquirida mais uma área de 40 mil metros, de uma antiga olaria, e ali se iniciou o atendimento à comunidade.

Depois de muito esforço e dedicação, decidiu-se pela criação de uma creche e continuação dos trabalhos assistenciais.
No início da década de 2000, já atendíamos 130 famílias, 200 crianças na creche e 100 escolares da rede pública.

Novos desafios foram apresentados com a desapropriação da área para construção do Rodoanel e, após longo processo judicial, o casal encontrou o lugar perfeito para dar continuidade ao sonho e reconstruir uma nova sede para os trabalhos de assistência.

Em 2010 foi iniciado o projeto da nova Sede, idealizado pela D. Emília e pelo Sr. Estanislau que, sem parar as atividades junto às crianças, não hesitaram em recomeçar com uso do recurso da desapropriação e doações particulares, tornando possível a continuação do sonho…

Foi então adquirida uma área de 14.800 ms2 no bairro da Lagoa, em Itapecerica da Serra. Os anos seguintes foram de muito trabalho, mas a satisfação de ver a Casa da Passagem seguir adiante motivaram a D. Emília e o Sr. Estanislau a trabalharem arduamente nesse projeto.

No ano de 2016, o Sr. Estanislau desencarnou e, no mesmo ano, a D. Emília, por problemas de saúde, afastou-se da direção dos trabalhos.

A nova sede foi inaugurada em janeiro de 2018, com muita alegria e satisfação por não terem parado um só dia, mantendo o atendimento na creche de a 163 crianças que alegram a Instituição todos os dias com amor e alegria.

Os sonhos continuaram…

Em 2020 conseguimos construir a rampa que dá acesso às salas de aulas, finalizamos a construção dos banheiros, contando sempre com doação de amigos sensíveis e amorosos.

Atingidos pela pandemia que muito nos tem ensinado, estamos programando novos projetos para o futuro, como o Programa de Preparo do Jovem com cursos profissionalizantes, a retomada do atendimento aos idosos, o Programa de Assistência à Família da Comunidade com doação de cestas básicas às famílias cadastradas e apoio socioemocional, bem como aos filhos das famílias atendidas.

Neste momento da pandemia, permanecemos em atendimento remoto e entrega de atividades às 230 crianças inscritas do berçário ao jardim.

Nossa Missão: Contribuir para a evolução moral da criança e do adolescente com a formação de mulheres e homens de bem e seu constate aprimoramento, conscientes de seu papel de cidadãos universais, livres e solidários, ecologicamente responsáveis e destituídos de quaisquer preconceitos de gênero, idade, raça, credo, origem, cultura, convicção filosófica ou política e classe social.

Daqui para a frente nossos Sonhos incluem você. Ajude-nos a garantir o direito à alimentação segura e de qualidade, o direito à educação integral e bem-estar das crianças assistidas e de suas famílias.

Seja solidário, se inscreva-se em uma das campanhas divulgadas neste Site.

“QUANDO SE SONHA SOZINHO É APENAS UM SONHO.
QUANDO SE SONHA JUNTOS É O COMEÇO DA REALIDADE!”

– Cervantes

Como Participar

Doação

Faça uma doação para a Casa da Passagem e apoie o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Saiba mais.

Voluntário

Seja voluntário e ajude nossa equipe nos mais diversos serviços. Entre em contato conosco para entendermos como pode nos ajudar. Saiba mais.

Nota Fiscal Paulista

 

Eventos 

Natal

Fale conosco